PRÊMIO ARETÉ 2022

A maior premiação literária Cristã da América Latina

Está dada a largada para a maior premiação da literatura Cristã da América Latina. Há 34 anos os editores cristãos brasileiros criaram um sistema de avaliação e tem avaliado a qualidade da produção editorial cristã evangélica. Devido aos efeitos da pandemia do covid-19, todas as obras publicadas em 2019 a 2021, não puderam ser avaliadas e reconhecidas publicamente. Mas, excepcionalmente, na edição de 2022, avaliaremos a produção editorial de 2019, 2020 e 2021.

Areté é uma palavra grega que expressa o conceito de “excelência”, ligado especialmente à noção de cumprimento do propósito ou da função a que o indivíduo, ou grupo se destina. O prêmio Areté é organizado pela ASEC – Associação de Editores Cristãos. A ASEC é a entidade representativa do meio editorial evangélico, somando mais de 50 editoras filiadas.

A ASEC foi fundada em 20 junho de 1988, na cidade de São Paulo e sua missão é incentivar a qualidade na literatura cristã e buscar um melhor relacionamento entre todos os elos do meio editorial evangélico: escritores, editores, fornecedores, distribuidores, livreiros e, finalmente, o público leitor.

Categorias
Aconselhamento, Apologética, Bíblia e bíblia de referência, Bíblia infantil, Bíblia juvenil, Biografia e autobiografia, Comentário bíblico, Curriculum de escola dominical adulto, Curriculum de escola dominical infantil, Curriculum de escola dominical juvenil, Devocional, Educação cristã, Educação cristã infantil, Educação cristã juvenil, Estudo bíblico e referência, Evangelização e missão, Família, Ficção/romance, História da igreja, Infantil, Jogos e brinquedos, Jornais, Juvenil, Liderança e ministério, Meditação, oração e comunhão, Oração/comunhão/inspiração, Revistas, Teologia e doutrina, Universo feminino, Ilustração, Capa, Projeto gráfico, Melhor livro do Ano.

Leia o regulamento completo do Prêmio Areté 2022.

Calendário 2022
10/03 – 12/04 – Divulgação da abertura das inscrições – uma palavra do presidente
13/04 – 13/05 – Período de Inscrições.
14/04 – 25/05 – Envio para os jurados
26/05 – 30/08 – Avaliação dos jurados
01/09 – 30/09 – Apuração
01/10 – 30/10 – Divulgação dos finalistas
24/11 – Cerimônia de Entrega do Prêmio, em São Paulo.
Essas datas estão sujeitas a alterações – Visite o site da ASEC para outras informações.

Valores para participação, por obra
Podem participar todas as Editoras Associadas, Editoras Não associadas, Autores Independentes Associados e Não Associados. Os valores abaixo são os mesmos de 2019, por títulos.

Tabela de Preços

Junto com os volumes (cinco por obras), a editora concorrente deverá enviar também a ficha de inscrição. Essa ficha deverá vir com os volumes e também deverá ser enviada no formato eletrônico para o endereço administracao@editorescristaos.org.br, A/C Patrícia Breda, com o código de rastreio do(s) pacotes enviados, para conhecimento prévio e protocolo da remessa.

Se a Editora ou o Autor Independente ainda não é associado à ASEC, aproveite para preencher ainda hoje a ficha com o pedido de associação.

Para onde enviar
Copie e cole o endereço abaixo para envio das obras:

ASSOCIAÇÃO DE EDITORES CRISTÃOS – PRÊMIO ARETÉ 2022
CATEGORIA:
Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil
Rua Júlio de Castilhos, 108 – Belenzinho, São Paulo – SP, 03059-001

Não esquecer de especificar na etiqueta nome da Categoria a que as publicações estão concorrendo.

Palavra do Presidente
Graça e paz! Após o intervalo de dois longos anos onde todos sofremos os abalos causados pela crise epidêmiológica do covid-19, cremos que estamos saindo desta crise. Nas minhas conversas com os colegas editores, percebemos que todos, sem exceção, sofreram com os ajustes de pessoal e estrutura que precisaram ser feitos, alguns em caráter emergencial, inclusive. Mas a boa notícia é que todos sobreviveram, graças à misericórdia do Senhor.

Agora em 2022, denominamos o “ano da retomada”, embora ainda lentamente, mas já podemos ver bons horizontes à frente. Dentro desta perspectiva, estamos retomando a execução da maior premiação literária para o segmento cristão evangélico, que é o Prêmio Areté.

Além do significado do nome “Excelência”, bem que podemos também cognominara premiação deste ano como “sobrevivência”. É assim que realizaremos este ano a premiação. São, ao todo, 32 categorias e podem participar todas as obras registradas em 2019, 2020 e 2021.

Com certeza, a premiação de 2022 elegerá o melhor dos melhores, haja vista que mesmo durante a pandemia, muitas e excelentes obras foram produzidas.

Por tudo isso, e confiados na providência divina, podemos olhar para frente e sonhar com um futuro onde vamos ampliar e melhorar ainda mais a qualidade das nossas publicações. É, portanto, tempo de agradecer a cada Editora associada, que ficou firme “segurando as cordas” e, principalmente ao Senhor que nos chama e capacita. Deus é fiel!